Powered By Blogger

domingo, 17 de novembro de 2013

Conselho de raposa, morte das galinhas

         Por Claudio Pereira

 
Gostaria que alguém me explicasse como uma empresa que tinha valor avaliado em torno de 90 bilhões de reais e foi privatizada por 3 bilhões há 15 anos, que anuncia lucros bilionários anualmente (37 bilhões em 2011), que recebeu recentemente o maior empréstimo concedido pelo BNDES a uma empresa privada no Brasil (7,5 bilhões de reais), que possui uma divida de 30 bilhões frente a receita federal, que tem sua principal mina em Parauapebas-PA, município este, que até outubro deste ano já exportou US$ 7,905 bilhões (primeiro do país), mais que deste montante receberá apenas 2% de CFEM (royalties), que alega está em crise, mesmo com um lucro superior a 23 bilhões de reais até o terceiro trimestre deste ano e que recebeu no ano passado o título de maior poluidora do mundo de organizações de proteção ao meio ambiente, pode ser apresentada ao povo como sinônimo de progresso e solução dos problemas socioeconômicos da áreas em que atua?
O migué dos reacionários  de plantão para os desinformados é de que o governo controla parte das ações da Vale. Isto seria válido se a Previ não fosse um sistema de previdência privado de funcionários de uma instituição financeira de economia mista: o Banco do Brasil; que Parauapebas arrecada milhões com o CFEM (royalties). Tais royalties são irrisórios se compararmos os lucros auferidos pela empresa com as demandas socioeconômicas e ambientais do município (acrescente-se a isto os desvios por parte dos políticos); não se fala que quem decide e lucra realmente são grupos sediados nos países capitalistas do norte. Falam que a exportação favorece o crescimento da balança comercial brasileira. Até quando? E como? O país exporta commodities baratos, pouco arrecada e importa produtos industrializados mais caros. Isso favorece a balança comercial brasileira?
Diz um antigo adágio português que  conselho de raposa é morte de galinha. Até quando seremos enrolados e ficaremos batendo palmas para nossos adversários?

Nenhum comentário:

Postar um comentário